quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Valores, o resgate da cidadania.

     O trabalho educativo é protagonista da edificação de uma sociedade mais igual e humana. Um dos caminhos para superar a alienação humana que se estabelece na contemporaneidade é a própria atividade humana consciente e objetivada, visando a promoção de valores.
     O Colégio Passos acredita que o saber, a ética, o trabalho e o progresso são princípios fundamentais que direcionam a conduta humana.
     O saber é a consciência que o homem tem do universo e das teorias criadas para explicar a natureza, a vida e os seus mistérios. O homem cria o saber e este se torna a bússola que permite a escolha do próprio caminho humano. 
     A ética é a arte de bem proceder, é o estudo dos juízos que fazemos sobre a conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. De nossos julgamentos resultam nossas ações em relação a nós mesmos e aos nossos semelhantes.
     O trabalho, enquanto aplicação das forças e faculdades humanas, não se faz somente com as mãos, mas com a razão e o coração. Enquanto trabalha, o homem transforma a natureza, a sociedade e principalmente a si mesmo.
    O movimento, a marcha para frente, o avanço, a evolução é o que chamamos de progresso. Dele resultam o crescimento intelectual e moral, capazes de transformar a vida.
    Em 2012, o pensamento sobre a construção do saber, da consciência ética, da força do trabalho  e do progresso humano nos acompanharão na edificação de nosso trabalho educativo.