sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Teatro de Sombras

Primeiros Passos para o Teatro de Sombras
 na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I
Uma divertida introdução ao milenar Teatro de Sombras tem animado as crianças nas aulas de Arte do Profº Edward. A projeção de sombras de bichos foi criada com as próprias mãos de cada aluno. A brincadeira é mais do que antiga para contar histórias e viajou vários países até aqui como na China, no Japão, na Ilha de Java, na Áustria e Hungria, onde os contos maravilhosos folclóricos são também contados desta maneira. O próximo passo será as Sombras Móveis, uma pincelada de como o Desenho Animado foi inventado pelos artistas...






SEGUNDA EXPOPASSOS 2012





















“Projeto Monteiro Lobato – Reinações e Emoções”



     Durante os meses de Junho e Julho, a nossa turma do Maternal II, trabalhou com o “Projeto Monteiro Lobato – Reinações e Emoções”.
     Através de teatro de fantoches, brincadeiras, colagens e músicas, fomos conhecendo e nos encantando com as personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.
     Anteriormente, as aulas foram pontuadas com as questões ambientais que cercam o nosso Planeta, os alunos confeccionaram instrumentos musicais com materiais que seriam descartados, e aprenderam que até música podemos fazer com nosso “lixo”!
     O “Projeto Monteiro Lobato – Reinações e Emoções” culminou com a construção em sala de aula de uma CUCA gigante, confeccionada também com materiais recicláveis: garrafas pet, jornais e revistas.
     Nossa CUCA foi um sucesso! Ela nos acompanhou durante todo este tempo em sala de aula, participou das rodinhas, foi uma festa! Agora no mês de Agosto, a CUCA despediu-se das crianças em uma tarde especial, e deixou a certeza de que voltará para nossa escola renovada, transformada, reciclada!

Prof. Juliana e Marina
Maternal II






quarta-feira, 29 de agosto de 2012

XERIMBABO USIMINAS




Realizado pela Usiminas há 28 anos, o Projeto Xerimbabo se apresenta como uma das maiores e mais duradouras iniciativas de educação ambiental do país. A cada edição, o Projeto ganha uma temática diferente, em 2012 o Xerimbabo traz o tema: “OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA".

 
A proposta do Projeto é despertar no aluno a compreensão da natureza através do estudo dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar, que necessita ser cuidada e preservada a partir da atitude de cada um.

Os alunos do Colégio Passos foram a Itatiaiuçu, região de mineração da Usiminas, conhecer o Projeto Xerimbabo. Aprenderam sobre os quatro elementos, investigando de que e como são feitas as coisas, neste mundo em constante modificação onde os elementos se misturam e se transformam.



Nossa vida está intimamente ligada aos elementos da natureza e aos seres que nela vivem.























sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Acreditar no poder transformador do esporte é acreditar em grandes mudanças, é acreditar na superação e na capacidade de ir além, apostando que grandes transformações ocorrerão em nossas vidas!
O Colégio Passos acredita, incentiva e apóia o esporte nas atividades cotidianas para a qualidade de vida e por um mundo melhor!

Vejam as fotos da Abertura da Olimpassos.