quarta-feira, 24 de julho de 2013

"Nas correntezas do Rio São Francisco... Juntos somos mais!"

"Arraial do Colégio Passos 2013"
 
 



“Pula fogueira ai ai ai...” “ O balão vai subindo...” “São João! São João!” Nada mais gostoso que frequentar as Festas Juninas, comer canjica, pipoca, caldo de feijão, brincar nas barraquinhas, na pescaria...

Uma festa Junina envolve muitas questões culturais e folclóricas, mas não é só quadrilha com vestido de chita e roupas caipira. O folclore brasileiro é rico e muito diversificado.

Este ano, o Colégio Passos, inovou mais uma vez, trazendo novos significados e contextualização para o seu “Arraial”, com o tema “Nas correntezas do Rio São Francisco... Juntos Somos Mais!!!. Durante todo mês de junho, os alunos se envolveram com pesquisas, entrevistas, exposições e oficinas sobre o nosso querido “Rio Chico”.

Famoso por ser um dos mais importantes cursos d’água do país e pela diversidade cultural, este rio nos proporciona turismo, lazer, transporte, artesanato e muito mais.

Sua população ribeirinha, lavadeiras e pescadores nos inspiram com seu modo de viver, com suas histórias e lendas.

“Fazer a festa com um tema, faz ficar mais interessante e não fica repetitivo”. “Assim a festa traz conhecimento de verdade”, afirma a garotada.

O “Arraial do Passos” foi no dia 13 de julho, e mostrou o resultado de todo esse estudo, refletido nas danças, na decoração e em todo clima desta linda festa.
 
Carolina Mendes Pena Brochado  
Coordenadora Pedagógica