Mais Passos no seu Dia


PROJETO “MAIS PASSOS NO SEU DIA”
PERÍODO INTEGRAL


O PROJETO “MAIS PASSOS NO SEU DIA”  tem como característica um horário flexível. A criança chega e sai de acordo com as necessidades familiares. O Projeto é uma criação do Colégio Passos para oferecer aos alunos, um tempo para vivenciar a escola plenamente. Um tempo em que a brincadeira é priorizada, a fantasia valorizada, o ritmo de cada um é respeitado, o cuidado constante e a alegria o mais importante. É uma oportunidade para os alunos desenvolverem as potencialidades corporais, afetivas, emocionais, sociais através do lúdico, da interação social e do afeto.

Os alunos do Ensino Fundamental tem, dentro do horário do Período Integral, um tempo garantido para seus estudos e execução de suas “tarefas de casa”, pesquisas na Internet e visitas à Biblioteca. Este momento é acompanhado pela educadora responsável que os orienta para que criem hábitos e atitudes de responsabilidade, autonomia, independência e reflexão frente ao trabalho escolar.

A proposta privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade em nossos alunos que vivenciam com alegria uma nova perspectiva do tempo de permanência no Colégio.
 
COMPETÊNCIAS
Estabelecimento de vínculos e de troca com adultos e crianças fortalecendo a auto-estima (Socialização);
Ampliação gradativa das possibilidades de comunicação e interação social (Linguagem oral);
Articulação progressiva dos seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade (Identidade e socialização);
Conhecimento progressivo do próprio corpo, suas potencialidades e seus limites (Equilíbrio e coordenação);
Valorização de hábitos e cuidado com a própria saúde e bem estar (Formação de hábitos);
Imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações (Identidade);

Desenvolvimento de atitudes de ajuda e colaboração;
Expressão das emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades através das brincadeiras e jogos (Jogo simbólico);
Utilização das diferentes linguagens (corporal, musical, plástica e oral) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação.

Atividades
Brincadeiras e jogos
Roda de história
Hora do faz-de-conta
Oficinas de artes
Oficinas de música
Tanque de areia
Dramatização
Hora do DVD
Biblioteca literária
Passeios e atividades no pátio da escola
Tirolesa
Culinária
Horário para realização de “tarefas de casa”
Higiene corporal e bucal
Alimentação


Horário
 A partir das 7h30min da manhã. A criança vem na hora e no dia que for conveniente para a família. Porém é necessário o agendamento prévio.

Alimentação
A criança traz o seu lanche individual. O almoço è oferecido pela escola, porém é opcional.
As refeições são balanceadas e contam com a orientação de nutricionistas. (cardápio em anexo)

Local
Espaço privilegiado, agradável e seguro, sempre com acompanhamento das educadoras. Àrea livre e arborizada, quadra,  horta, brinquedos, piscina de bolinha, tirolesa, tanque de areia, biblioteca, sala de vídeo e Faz-de-conta.

Agenda
A comunicação com as familias é feita através da agenda e/ou reuniões previamente marcadas com com a coordenação.

ATIVIDADES EXTRA-HORÁRIO
Diariamente, de 18:00 às 19:00 horas, serão oferecidas, a preços acessíveis, atividades opcionais de esporte, recreação, arte e cultura para quem quiser aproveitar este horário para desenvolver seus talentos. (ver na secretaria)