sexta-feira, 16 de março de 2012

Família... por um mundo melhor!


Uma das ações pedagógicas do Colégio Passos é a realização do Projeto Anual. Ação desenvolvida por toda a comunidade escolar, ao longo de todo o ano, envolvendo trabalhos e pesquisas formais e informais, dentro e fora do ambiente escolar. O projeto se destaca nos eventos da escola - Festa da Família, Sarau, Arraial do Colégio Passos, Encerramento do Ano Letivo - mas também, é contextualizado com as atividades do dia a dia escolar.

Projeto Anual 2012 ... por um mundo melhor!
 
“Não podemos mudar tudo num único instante…
mas podemos dar pequenos passos
que nos levam a tornar o mundo melhor
para as gerações futuras.”
 
 Ao longo do ano, serão desenvolvidas várias ações que poderão colaborar com a construção de um mundo melhor para se viver!
 Para começar, teremos a “Festa da Família” - 24/03/12- sábado, que tem como objetivos: desenvolver nos alunos a conscientização da importância da família na formação do indivíduo; promover a interação família/escola; trazer temas relevantes para a discussão, além de propor projetos para um mundo melhor.
 
“Desde sempre, a família representa um lugar onde se aprende a viver, a ser e estar, e onde se começa o processo de formação dos valores sociais inerentes à sociedade e sem os quais não poderíamos viver. É neste ambiente que entendemos o verdadeiro sentido do respeito, da cumplicidade, do amor...”
Convidamos a todos a refletirem sobre questões importantes para os seres humanos. Mais do que isto, cada família deverá pensar como podem contribuir com a melhoria do nosso planeta.
Em uma coisa, todos nós concordamos: o mundo não anda mesmo muito bem. Todo mundo comenta aqui, acolá... mas, o que realmente estamos fazendo para mudar isso? Acreditem, juntos, podemos melhorar muita coisa. Podemos começar por nós mesmos,  na nossa rua, no nosso bairro, na nossa escola, na nossa família e cada vez mais contribuir para a melhoria da nossa cidade, estado, país e consequentemente, teremos um mundo melhor.
Antes de qualquer coisa, devemos nos perguntar:

      Que problemas existem à minha volta?
      Quais problemas posso ajudar a resolver?
      Quais serão meus parceiros?
      Por onde posso começar?


“Festival de ações... por um mundo melhor!”
Agora é só colocar em prática! O que sua família já faz ou pode fazer pelo bem do planeta? Converse com seus filhos sobre este assunto e demonstre, concretamente, o que vocês já estão fazendo ou podem vir a fazer. No dia da festa, faremos um “ Festival de ações – Por um Mundo Melhor” e todos poderão compartilhar o que estão desenvolvendo em casa. Pode ser ações relacionadas ao meio ambiente, à solidariedade, à saúde, à educação, etc...
Vocês poderão apresentar a ação escolhida pela família através de fotos, cartazes, objetos, materiais confeccionados a partir de sucatas, esculturas... ou seja, de uma maneira bem lúdica e principalmente construída com a participação da família . O material deverá ser entregue na escola até o dia 22/03 e será exposto no dia do evento. Sejam criativos!
Para divulgar ainda mais as ações, as famílias deverão customizar camisetas que já tem em casa, representando a ação – Por um Mundo Melhor!!! escolhida pela família. Além da customização, as camisetas deverão ter a logomarca da escola e a frase: “Família...por um mundo melhor!!!”.  Estas camisetas deverão ser usadas no dia de nossa festa ,estabelecendo assim uma grande corrente para juntos fazermos um mundo melhor.
Não deixe de participar enviando seu projeto, confeccionando as camisetas, e é claro, a sua presença na festa!
O mundo está em suas mãos!!!
 

Sugestões de sites para pesquisas:
www.objetivosdomilenio.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário