Proposta de Trabalho

PROPOSTA DE TRABALHO

''Planejar é antecipar ações para
atingir melhores objetivos''
Celso Vasconcellos

Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação. O plano de ação pode ser fruto da tensão entre a realidade e a finalidade ou o desejo da equipe. Não importa muito se você explicitou primeiro a realidade ou o desejo. Então, por exemplo, não há problema algum em começar um planejamento sonhando, desde que depois você tenha o momento da realidade, colocando os pés no chão.

Este documento tem como objetivo explicitar propostas de trabalhos que devem ser inseridas nos planejamentos de cada disciplina no Colégio Passos. São alternativas para alcançar aprendizagem significativa, levando em consideração turmas heterogêneas, alunos com facilidade em determinados conteúdos ou com defasagem em outros.

Projeto Passos para uma vida saudável: (nutrição, saúde bucal–escovação diária-, ginástica para saúde). Este projeto deve ser desenvolvido nas diferentes disciplinas ao longo de todo o ano.

Projeto anual: desenvolvido por toda a escola, envolvendo pesquisas formais e informais e presente nos grandes eventos da escola (Festa da família, Festa Junina, Sarau, Festa de encerramento)

Momento cívico: 1 vez por semana.

Expopassos: exposição trimestral de trabalhos desenvolvidos durante o período.

Famílias empreendedoras: espaço para as famílias mostrarem seus trabalhos e venderem produtos.

Grupos de estudo quinzenais: formação continuada.

  Reunião de coordenação individual: uma vez por semana (horário de aula especializada). Material indispensável: planejamento das aulas (professor), cadernos, livros, atividades e agendas de alunos. Documentos para serem entregues à coordenação: Plano anual, distribuição de pontos trimestral, planejamento das aulas.

   Reunião de Equipe quinzenal: gestão participativa.

Projetos de literatura: cada turma deve desenvolver no mínimo dois projetos. (Ciranda de livros, Projeto “Ler, Reler, Tresler” e/ou outros...) Fundamental II: “Banca de troca”.

Biblioteca da sala e/ou coletânea de textos diversos: desperta o hábito e o prazer pela leitura.

Caixa de desafios/ Desafios individuais: atividades diversificadas que visam estimular e instigar a aprendizagem dos alunos que apresentam facilidade em determinados conteúdos ou que terminam rapidamente as atividades.

Problemoteca: coletânea de problemas que estimulam o raciocínio lógico matemático.

Caixa de jogos: composta por jogos trazidos pelos alunos ou confeccionados por eles, para trabalhar as inteligências múltiplas.

Atividades, Para Casa e Avaliações contextualizadas: todas as atividades devem ser elaboradas com intuito de despertar o interesse e provocar a aprendizagem. As avaliações devem ter conexão com o trabalho desenvolvido no dia a dia.

Trabalho com Gêneros textuais: todos os gêneros devem ser abordados em sala de aula, porém cada professor deve eleger os que serão sistematicamente trabalhados durante o ano. (Leitura, interpretação, reescrita, caracterização, produção de texto, etc...).

Produções de texto: vão desde a escrita espontânea até textos mais elaborados. A proposta deve ser cada vez mais criativa e deve acontecer no mínimo 3 vezes por semana.

Informática: o professor deve incluir semanalmente em seu planejamento de forma que contribua com o conteúdo estudado.

Retomada individual: proporciona atividades diversificadas para alunos que ainda não atingiram a compreensão do conteúdo trabalhado, utilizando estratégias diferentes das anteriores.

 
Portfólio: documento avaliativo individual, construído ao longo do ano por todos os alunos da escola.
Mostra de Conhecimento: feira com o objetivo de compartilhar o conhecimento adquirido com toda comunidade escolar.
 - Educação Infantil (semestral) contendo: atividades significativas, relatório da prática de todas as áreas e relatório individual.

- Ensino Fundamental I e II (trimestral) contendo: atividades significativas, avaliações contextualizadas, relatório da prática de todas as áreas de conhecimento.

Escola de portas abertas: excursões e visitas contextualizadas.

  Troca de experiências: visitas em outras escolas.

 Curso Positivo.

  Encontro de pais e educadores:

- Educação Infantil: Início do ano letivo e ao final de cada semestre.

- Ensino Fundamental: Início do ano letivo e ao final de cada trimestre.

Reunião individual com pais: de acordo com a necessidade da escola ou solicitação das famílias.

OBS: Devemos sempre levar em consideração o objetivo maior que é desenvolver competências e habilidades em alunos bem dispostos e felizes, para isso é importante conhecê-los individualmente, respeitando suas características e necessidades.

CAROLINA MENDES PENA BROCHADO
COORDENADORA PEDAGÓGICA/2010